• Dr. Bruno Carvalho

O que é trabalhar sob condições hiperbáricas?

Profissionais que atuam sob condições hiperbáricas trabalham em ambientes que os deixam sujeitos a pressões maiores do que a pressão atmosférica.


Mergulhadores e profissionais da construção civil que atuam, por exemplo, na construção de pontes e túneis, ficam submetidos à pressurização durante longos períodos de tempo. Nesses casos, é necessário que seja feita a despressurização de forma adequada, devagar, para evitar doenças descompressivas.





Se não ocorre a despressurização adequada, há a formação de bolhas de nitrogênio dentro da corrente sanguínea. Essas bolhas podem gerar uma série de doenças. Em alguns casos, elas se apresentam de forma mais leve, como em forma de urticárias, por exemplo. Já em outros, as consequências podem ser muito graves, como o desenvolvimento de doenças neurológicas, convulsões, paralisias e, até mesmo, a morte.


O tratamento para esse tipo de complicação é realizado na Câmara Hiperbárica, submetendo o paciente a uma pressurização e, na sequência, despressurizando-o lentamente, para normalizar o organismo, desfazendo os gases em excesso que ficaram acumulados em seu organismo.


Por isso, a Medicina Hiperbárica é uma grande aliada destas áreas de atuação. Além de auxiliar na qualidade de vida e bem estar destes profissionais, prevenindo e tratando doenças descompressivas, em casos mais graves ela pode até mesmo salvar vidas.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo